Componentes:
Método de ação:
Opção de tratamento:
Medicamente revisado por Militian Inessa Mesropovna, Farmácia Última atualização em 26.06.2023

Atenção! As informações na página são apenas para profissionais de saúde! As informações são coletadas em fontes abertas e podem conter erros significativos! Tenha cuidado e verifique novamente todas as informações desta página!
20 principais medicamentos com os mesmos componentes:
Eqvalan (ivermectina) é indicado para o tratamento das seguintes infecções :
Forteiloidíase do trato intestinal. Eqvalan (ivermectina) é indicado para o tratamento da forteiloidíase intestinal (D.H. não disseminada) devido ao parasita nematóide Strongyloides stercoralis.
Essa indicação é baseada em estudos clínicos com desenhos comparativos e abertos, nos quais 64-100% dos pacientes infectados foram curados após uma dose única de 200 mcg / kg de ivermectina. (Vejo FARMACOLOGIA CLÍNICA, estudos clínicos.)
Oncocercose. Eqvalan (ivermectina) é indicado para o tratamento da oncocercose devido ao parasita nematóide Onchocerca volvulus.
Essa indicação é baseada em estudos comparativos randomizados, duplo-cegos, controlados por placebo e que foram realizados em 1427 pacientes em áreas endêmicas de oncocercose da África Ocidental. Os estudos comparativos usaram dietilcarbamazincitrato (DEC-C).
NOTA: Eqvalan (ivermectina) não possui atividade adulta Onchocerca volvulus Parasitas. Os parasitas adultos estão em nódulos subcutâneos que raramente são palpáveis. A excisão cirúrgica desses nós (nodulectomia) pode ser considerada no tratamento de pacientes com oncocercose, pois esse procedimento elimina os parasitas adultos microfilianos.
Forteiloidíase
A dose recomendada de Eqvalan (ivermectina) para o tratamento da forteiloidíase é uma dose oral única que fornece aproximadamente 200 mcg de ivermectina por kg de peso corporal. Por favor consulte Quadro 1 para diretrizes de dosagem. Os pacientes devem tomar comprimidos com o estômago vazio com água. (Vejo FARMACOLOGIA CLÍNICA, farmacocinética.) em geral, doses adicionais não são necessárias. No entanto, os exames da cadeira de acompanhamento devem ser realizados para verificar a erradicação da infecção. (Vejo FARMACOLOGIA CLÍNICA, estudos clínicos.)
Tabela 1: Diretrizes de dosagem para Eqvalan (ivermectina) para forteiloidíase
Peso corporal (kg) | Dose única a tomar Número de comprimidos de 3 mg | |
15-24 | 1 comprimido | |
25-35 | 2 comprimidos | |
36-50 | 3 comprimidos | |
51-65 | 4 comprimidos | |
66-79 | 5 comprimidos | |
≥ 80 | 200 MCG / kg |
oncocercose
A dose recomendada de Eqvalan (ivermectina) para o tratamento da oncocercose é uma dose oral única que fornece aproximadamente 150 mcg de ivermectina por kg de peso corporal. Por favor consulte Quadro 2 para diretrizes de dosagem. Os pacientes devem tomar comprimidos com o estômago vazio com água. (Vejo FARMACOLOGIA CLÍNICA, farmacocinética.) em campanhas de distribuição em massa em programas internacionais de tratamento, o intervalo de dose mais comumente usado é de 12 meses. O retratamento em intervalos de 3 meses pode ser considerado para o tratamento de pacientes individuais.
Tabela 2: Diretrizes de dosagem para Eqvalan (ivermectina) para oncocercose
Peso corporal (kg) | Dose única a tomar Número de comprimidos de 3 mg |
15-25 | 1 comprimido |
26-44 | 2 comprimidos |
45-64 | 3 comprimidos |
65-84 | 4 comprimidos |
≥ 85 | 150 MCG / kg |
Eqvalan (ivermectina) está contra-indicado em pacientes hipersensíveis a qualquer componente deste produto.
AVISO
Dados históricos mostraram que medicamentos microfilaricidas como dietilcarbamazincitrato (DEC-C) podem causar reações cutâneas e / ou sistêmicas em pacientes com oncocercose, com graus variados de reações graves (a reação de Mazzotti) e oftalmológicas. Essas reações são provavelmente devidas a reações alérgicas e inflamatórias à morte de microfilárias. Pacientes tratados com Eqvalan (ivermectina) para oncocercose podem experimentar essas reações, além de efeitos colaterais clínicos que podem, provavelmente ou definitivamente estar relacionados ao próprio medicamento. (Vejo EFEITOS SECUNDÁRIOS, oncocercose.)
O tratamento de reações graves de Mazzotti não foi submetido a um estudo clínico controlado. Hidratação oral, roupas de cama, solução salina normal intravenosa e / ou corticosteróides parenterais foram usados para tratar pós-hipotensão. Anti-histamínicos e / ou aspirina foram utilizados na maioria dos casos leves a moderados.
PRECAUÇÕES
geral
Após o tratamento com medicamentos microfilaricidas, pacientes com oncodermite hiperreativa (sowda) podem ter maior probabilidade de apresentar efeitos colaterais graves, particularmente edema e agravamento da oncodermatite.
Em casos raros, pacientes com oncocercose que também estão fortemente infectados com Loa loa podem desenvolver encefalopatia grave ou até fatal espontaneamente ou após o tratamento com um microfilaricida eficaz. Os seguintes efeitos colaterais também foram relatados nesses pacientes: dor (incluindo dor no pescoço e nas costas), olhos vermelhos, sangramento conjuntival, dispnéia, incontinência urinária e / ou das fezes, dificuldade em ficar / andar, alterações no estado mental, confusão, letargia, estupor, convulsões ou coma. Esta síndrome foi observada muito raramente após o uso de ivermectina. Para pessoas que, por qualquer motivo, justificam o tratamento com ivermectina e foram expostas a uma exposição significativa a áreas endêmicas de loa loa na África Ocidental ou Central, deve ser realizada uma avaliação pré-tratamento para Loa e pós-tratamento cuidadoso.
Carcinogênese, mutagênese, comprometimento da fertilidade
Estudos de longo prazo em animais não foram realizados para avaliar o potencial carcinogênico da ivermectina.
A ivermectina não era genotóxica in vitro no Ames - teste de mutagenicidade microbiana por Salmonella typhimurium - cepas TA1535, TA1537, TA98 e TA100 com e sem ativação de enzimas hepáticas de ratos, a linha celular de linfoma de camundongo L5178Y (citotoxicidade e mutagenicidade) ou o teste de síntese de DNA não programado em fibroblastos humanos.
A ivermectina não teve efeitos adversos na fertilidade em ratos em estudos em doses repetidas até 3 vezes a dose máxima humana recomendada de 200 mcg / kg (em um mg / m2/ Base da tag).
Gravidez, efeitos teratogênicos
Categoria de gravidez C
A ivermectina demonstrou ser teratogênica em camundongos, ratos e coelhos quando administrada em doses repetidas de 0,2, 8,1 e 4,5 vezes a dose máxima recomendada para seres humanos (em mg / m)2 / Dia). A teratogenicidade foi caracterizada nas três espécies testadas pelo palato da fenda; patas dianteiras adicionalmente curadas foram observadas em coelhos. Esses efeitos no desenvolvimento foram encontrados apenas em doses ou próximas a serem maternotóxicas para a mulher grávida. Portanto, a ivermectina não parece ser seletivamente fetotóxica para o feto em desenvolvimento. No entanto, não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. A ivermectina não deve ser usada durante a gravidez porque a segurança não foi estabelecida durante a gravidez.
Mães que amamentam
Eqvalan (ivermectina) é excretado no leite materno em baixas concentrações. O tratamento das mães que desejam amamentar só deve ser realizado se o risco de atraso no tratamento da mãe exceder o risco potencial para o recém-nascido.
Uso pediátrico
Segurança e eficácia em pacientes pediátricos com peso inferior a 15 kg não foram estabelecidas.
Aplicação geriátrica
Os ensaios clínicos com Eqvalan (ivermectina) não incluíram um número suficiente de indivíduos com 65 anos ou mais para determinar se você respondeu de maneira diferente dos indivíduos mais jovens. Outras experiências clínicas relatadas não encontraram diferenças nas reações entre pacientes idosos e jovens. Em geral, o tratamento de um paciente idoso deve ser cuidadoso e refletir o aumento da frequência de diminuição da função hepática, renal ou cardíaca, bem como doença concomitante ou outra terapia medicamentosa.
Forteiloidíase em hospedeiros imunocomprometidos
Ciclos de terapia repetidos podem ser necessários em pacientes imunocomprometidos (incluindo infectados pelo HIV) tratados para forteiloidíase intestinal. Não foram realizados ensaios clínicos adequados e bem controlados nesses pacientes para determinar o esquema posológico ideal. Vários tratamentos, D.H. em intervalos de 2 semanas, pode ser necessário e a cura pode não ser alcançável. Controlar a forteiloidíase extraintestinal nesses pacientes é difícil, e a terapia supressiva, D.H. uma vez por mês, pode ser útil.
Strongyloidiasis
In vier klinischen Studien mit insgesamt 109 Patienten, die entweder eine oder zwei Dosen von 170 bis 200 mcg/kg Eqvalan (ivermectin) erhielten, wurden die folgenden Nebenwirkungen berichtet, die möglicherweise, wahrscheinlich oder definitiv mit Eqvalan (ivermectin) zusammenhängen:
Körper als Ganzes: Asthenie / Müdigkeit (0,9%), Bauchschmerzen (0,9%)
Magen-Darm: Anorexie (0,9%), Verstopfung (0,9%), Durchfall (1,8%), übelkeit (1,8%), Erbrechen (0,9%)
Nervensystem / Psychiatrie: Schwindel (2,8%), Schläfrigkeit (0,9%), Schwindel (0,9%), zittern (0,9%)
Haut: pruritus (2,8%), Hautausschlag (0,9%) und Urtikaria (0,9%).
In vergleichenden Studien zeigten Patienten, die mit Eqvalan (ivermectin) behandelt wurden, mehr bauchdehnung und brustbeschwerden als Patienten, die mit Albendazol behandelt wurden. Eqvalan (ivermectin) wurde jedoch in Vergleichsstudien mit 37 mit Thiabendazol behandelten Patienten besser vertragen als Thiabendazol.
Die mit der Behandlung von onchocerciasis oder der Krankheit selbst verbundenen Mazzotti-Typ-und ophthalmologischen Reaktionen würden bei strongyloidiasis-Patienten, die mit Eqvalan (ivermectin) behandelt wurden, nicht erwartet. (Siehe NEBENWIRKUNGEN, Onchocerciasis.)
Laborergebnisse
In klinischen Studien mit 109 Patienten , die entweder eine oder zwei Dosen von 170 bis 200 mcg/kg Eqvalan (ivermectin) erhielten, wurden unabhängig von der arzneimittelbeziehung folgende laboranomalien festgestellt: Erhöhung der ALT-und/oder AST-WERTE (2%), Abnahme der Leukozytenzahl (3%). Leukopenie und Anämie wurden bei einem Patienten beobachtet.
Onchozerkose
In klinischen Studien mit 963 Erwachsenen Patienten, die mit 100 bis 200 mcg/kg Eqvalan (ivermectin) behandelt wurden, wurde über eine Verschlechterung der folgenden Mazzotti-Reaktionen während der ersten 4 Tage nach der Behandlung berichtet: Arthralgie / synovitis (9.3%), axilläre lymphknotenvergrößerung und Zärtlichkeit (11.0% und 4.4%), Vergrößerung der zervikalen Lymphknoten und Zärtlichkeit (5.3% und 1.2%), inguinale lymphknotenvergrößerung und Zärtlichkeit (12.6% und 13.9%), andere lymphknotenvergrößerung und Zärtlichkeit (3.0% und 1.9%), pruritus (27.5%), hautbeteiligung einschließlich ödemen, papulösem und pustulösem oder offenem urtikarialausschlag (22.7%) und Fieber (22.6%). (Siehe WARNUNGEN.)
In klinischen Studien wurden Ophthalmologische Zustände bei 963 Erwachsenen Patienten vor der Behandlung am 3. Tag und in den Monaten 3 und 6 nach der Behandlung mit 100 bis 200 µg/kg Eqvalan (ivermectin) untersucht). Die beobachteten Veränderungen waren in Erster Linie eine Verschlechterung gegenüber dem Ausgangswert 3 Tage nach der Behandlung. Die meisten änderungen kehrten entweder zum Ausgangszustand zurück oder verbesserten sich gegenüber dem ausgangsschweregrad im Monat 3 und 6.. Die Prozentsätze der Patienten mit Verschlechterung der folgenden Zustände am Tag 3, Monat 3 und 6 waren: limbitis: 5.5%, 4.8%, und 3.5% und punktierte Deckkraft: 1.8%, 1.8% und 1.4%. Die entsprechenden Prozentsätze für Patienten, die mit placebo behandelt wurden, waren: limbitis: 6.2%, 9.9% und 9.4% und punktierte Deckkraft: 2.0%, 6.4% und 7.2%. (Siehe WARNUNGEN.)
In klinischen Studien mit 963 Erwachsenen Patienten , die 100 bis 200 µg/kg Eqvalan (ivermectin) erhielten, wurden bei ≥ 1% der Patienten die folgenden klinischen Nebenwirkungen als möglicherweise, wahrscheinlich oder definitiv mit dem Arzneimittel in Zusammenhang gebracht: gesichtsödem (1,2%), peripheres ödem (3,2%), orthostatische Hypotonie (1,1%) und Tachykardie (3,5%). Drogenbedingte Kopfschmerzen und Myalgie traten in auf < 1% der Patienten (0,2% bzw. Dies waren jedoch die häufigsten unerwünschten Erfahrungen, die insgesamt während dieser Studien berichtet wurden, unabhängig von der Kausalität (22.3% bzw.
Ein ähnliches Sicherheitsprofil wurde in einer offenen Studie bei pädiatrischen Patienten im Alter von 6 bis 13 Jahren beobachtet.
Die folgenden ophthalmologischen Nebenwirkungen treten aufgrund der Krankheit selbst auf, wurden jedoch auch nach der Behandlung mit Eqvalan (ivermectin) berichtet : abnormale Empfindung in den Augen, Augenlidödem, Uveitis anterior, Konjunktivitis, limbitis, keratitis und chorioretinitis oder choroiditis. Diese waren selten schwerwiegend oder mit Sehverlust verbunden und haben sich im Allgemeinen ohne kortikosteroidbehandlung aufgelöst.
Laborergebnisse
In kontrollierten klinischen Studien wurden bei ≥ 1% der Patienten die folgenden unerwünschten laborerfahrungen als möglicherweise, wahrscheinlich oder definitiv mit dem Arzneimittel in Zusammenhang gebracht: Eosinophilie (3%) und hämoglobinanstieg (1%).
Erfahrung Nach dem Marketing
Die folgenden Nebenwirkungen wurden berichtet, seit das Medikament in übersee registriert wurde:
Onchocerciasis
Bindehautblutung
alle Indikationen
Hypotonie (hauptsächlich orthostatische Hypotonie), Verschlechterung von Bronchialasthma, toxische epidermale Nekrolyse, Stevens-Johnson-Syndrom, Krampfanfälle, hepatitis, Erhöhung der Leberenzyme und Erhöhung von bilirubin.
Eine signifikante Letalität wurde bei Mäusen und Ratten nach oralen Einzeldosen von 25 bis 50 mg/kg bzw. Bei Hunden wurde nach oralen Einzeldosen von bis zu 10 mg/kg keine signifikante Letalität beobachtet. Bei diesen Dosen umfassen die behandlungsbedingten Anzeichen, die bei diesen Tieren beobachtet wurden, Ataxie, Bradypnoe, zittern, ptosis, verminderte Aktivität, emesis und mydriasis.
Bei versehentlicher Intoxikation mit oder signifikanter Exposition gegenüber unbekannten Mengen tierärztlicher Formulierungen von ivermectin beim Menschen, entweder durch Einnahme, inhalation, Injektion oder Exposition gegenüber Körperoberflächen, wurden die folgenden Nebenwirkungen am häufigsten berichtet: Hautausschlag, ödeme, Kopfschmerzen, Schwindel, Asthenie, übelkeit, Erbrechen und Durchfall. Andere Nebenwirkungen, die berichtet wurden, sind: Anfälle, Ataxie, Dyspnoe, Bauchschmerzen, Parästhesien, Urtikaria und Kontaktdermatitis.
Im Falle einer versehentlichen Vergiftung sollte die unterstützende Therapie, falls angezeigt, parenterale Flüssigkeiten und Elektrolyte, Atemunterstützung (gegebenenfalls Sauerstoff und mechanische Beatmung) und Druckmittel umfassen, wenn eine klinisch signifikante Hypotonie vorliegt. Die Induktion von emesis und / oder Magenspülung so schnell wie möglich, gefolgt von Abführmitteln und anderen routinemäßigen antigiftmaßnahmen, kann angezeigt sein, wenn dies erforderlich ist, um die Aufnahme von aufgenommenem material zu verhindern.
Nach oraler Verabreichung von ivermectin sind die Plasmakonzentrationen ungefähr proportional zur Dosis. In zwei Studien wurden nach einzelnen 12-mg-Dosen von Eqvalan (ivermectin) bei nüchternen gesunden Probanden (was einer mittleren Dosis von 165 mcg/kg entspricht) die mittleren spitzenplasmakonzentrationen der Hauptkomponente (H2B1a) gemessen 46.6 (±21.9) (Bereich: 16.4-101.1) und 30.6 (±15.6) (Bereich: 13.9-68.4) ng / mL, jeweils etwa 4 Stunden nach der Dosierung. Ivermectin wird in der Leber metabolisiert, und ivermectin und / oder seine Metaboliten werden über schätzungsweise 12 Tage fast ausschließlich im Kot ausgeschieden, wobei weniger als 1% der verabreichten Dosis im Urin ausgeschieden wird. Die plasma-Halbwertszeit von ivermectin beim Menschen beträgt etwa 18 Stunden nach oraler Verabreichung.
Die Sicherheit und pharmakokinetischen Eigenschaften von ivermectin wurden weiter untersucht in einem multiple-Dosis klinischen pharmakokinetischen Studie mit gesunden Probanden. Die Probanden erhielten orale Dosen von 30 bis 120 mg (333 bis 2000 mcg/kg) ivermectin im nüchternen Zustand oder 30 mg (333 bis 600 mcg/kg) ivermectin nach einer standardmahlzeit mit hohem Fettgehalt (48,6 g Fett). Die Verabreichung von 30 mg ivermectin nach einer fettreichen Mahlzeit führte zu einer ungefähr 2,5-fachen Erhöhung der Bioverfügbarkeit im Vergleich zur Verabreichung von 30 mg ivermectin im nüchternen Zustand.
in vitro Studien mit menschlichen lebermikrosomen und rekombinanten CYP450-Enzymen haben gezeigt, dass ivermectin hauptsächlich durch CYP3A4 metabolisiert wird. Abhängig von der verwendeten in vitro - Methode zeigten sich CYP2D6 und CYP2E1 auch am Metabolismus von ivermectin beteiligt, jedoch in einem signifikant geringeren Ausmaß als CYP3A4. Die Ergebnisse von in vitro - Studien mit menschlichen Leber-Mikrosomen nahe, dass klinisch relevante Konzentrationen von ivermectin nicht signifikant hemmen die Metabolisierung Aktivitäten von CYP3A4, CYP2D6, CYP2C9, CYP1A2 und CYP2E1.